Encontro de Juventude e Família Brasil

Bodas de Prata da Legião de Cristo e do Movimento Regnum Christi no Brasil

E-mail Imprimir PDF
LC
Em 25 de julho de 1985,  concretizou-se a chegada ao Brasil com a primeira casa brasileira  da congregação no Rio de Janeiro. O Card. D. Eugênio de Araújo Sales deu as boas-vindas à Legião com os braços abertos. Deste modo os primeiros legionários no país foram os padres Eduardo Robles Gil, Fintan Lawless e Javier Sicilia. Em maio de 1986 a Legião fundou em Ponta Grossa o noviciado e em 10 de março de 1987 se transferiram para Curitiba.

A partir de então, vieram outras fundações. A primeira foi em Porto Alegre, RS. O recém nomeado Arcebispo Metropolitano, Dom Altamira Rossatto, CSSR aceitara na sua Arquidiocese a fundação de uma casa de Apostolado no dia 19 de agosto de 1991. No início de 1992 se estabelecem os padres Arturo Díaz, Salvador M. Calderón e Guillermo Ortega.

Em 1993, o Pe. Héctor Manuel Gómez Preciado e o Pe. José Luis Laris se estabeleceram na cidade de Belo Horizonte, trabalhando apostolicamente na Universidade Católica. Em 1995, se funda a comunidade de Brasília e imediatamente se faz os trâmites para poder secundar a iniciativa do Cardeal José Freire Falcão, quem pede que a Legião construa um Santuário a Nossa Senhora de Guadalupe nesta cidade. Este Santuário se inaugurou no dia 12 de dezembro de 1999 e hoje também tem o título de  paróquia. Sucessivamente foram construindo-se os seminários de Curitiba em 1997, São Paulo em 1998 e Porto Alegre em 1999.

Em 2000, a pedido de alguns bispos do Brasil, a Legião de Cristo fundou o Seminário Maria Mater Ecclesiae para a formação de seminaristas diocesanos na cidade de São Paulo, com sede provisional no noviciado da congregação. Em agosto de 2005 se trasladou para a sua sede definitiva. Atualmente conta com mais de 130 seminaristas que estudam os cursos de Propedêutico, Filosofia e Teologia. Em 2006 se ordenaram os primeiros 24 seminaristas. 

RC
Desde a sua chegada ao Brasil, os Legionários estabeleceram também, conforme o seu carisma apostólico, o Movimento de apostolado Regnum Christi, contando sempre com a aprovação e benção dos Bispos nas diversas cidades. Nos últimos anos, experimentaram um crescimento considerável e se estendeu para outras cidades do país: Fortaleza, Recife, Campinas, Jundiaí, Joinville, Caxias do Sul, Bagé, Pelotas, Ijuí... Nestas cidades é a atuação de leigos membros do Regnum Christi, orientados por Legionários que as visitam periodicamente, que permite o desenvolvimento de apostolados e do seu carisma.

A Legião de Cristo e o Movimento Regnum Christi desenvolveram nos últimos anos os seus próprios apostolados, como: centros educativos nas cidades de Rio de Janeiro e Curitiba, o primeiro colégio Mão Amiga na cidade de São Paulo, inaugurado em 2006. Apostolados da juventude: Gente Nova, Sonhar Acordado, Gaudium; de famílias, como: Família Missionária e Virgem Peregrina da Família. Na evangelização: Juventude Missionária, Escola da Fé, Catequese Bom Pastor. Na promoção social se destacam os apostolados de Tertio Millenio e Helping Hands Medical Mission, ANSPAC e Estenda sua mão. Ademais se deu uma ampla difusão à rede de clubes de NET e Juvenis, para crianças e adolescentes.

Última atualização ( Dom, 23 de Maio de 2010 02:17 )  
Você está em: Home The News Bodas de Prata da Legião de Cristo e do Movimento Regnum Christi no Brasil