Encontro de Juventude e Família Brasil

Testemunhos

E-mail Imprimir PDF
Encontrar pessoas

"No Movimento Regnum Christi sempre escutei que "somos uma família" e que essa família se "movimenta". Eu acrescentaria que essa família se encontra no EJF. Na primeira vez que participei de um Encontro de Juventude e Família, me derem diversos argumentos para me inscrever: palestras; meditações; stands de apostolados; atividades; milhares de pessoas compartilhando o mesmo ideal; entre outros. Todos os argumentos eram poderosos e realmente aconteceram.

No entanto, não foi isso o que mais me impressionou no EJF. Foi a sensação de estar numa grande ceia de Natal. Encontrar membros da família com quem perdemos contato. Ter um tempinho para falar com aquela prima que trabalha tanto que só nos grandes eventos conseguimos encontrar. Disputar a atenção do avô com os outros netos, tirando casquinha do que ele conta para os outros - porque afinal serve para todos. Rir junto com os primos, de alguma brincadeira comum. Matar saudades daquela tia que se mudou de cidade, mas veio para o evento familiar. De repente, nossa! Aquele casal de tios já está com dois filhos! E eu nem conhecia o mais velho.

Pois é dessa forma que me senti quando encontrei com: a responsável daquele apostolado sobre o qual sempre quis saber mais, mas nunca soube a quem perguntar; o Legionário que foi meu diretor espiritual há anos, mas sempre tem um carinho de avô; a equipe do cursilho (ou tríduo, ou candidatado); a consagrada que foi transferida para outra cidade; as famílias que são exemplos de Igreja doméstica, contemplativas e conquistadoras. 

Para mim, o mais importante no EJF é encontrar com as pessoas que fazem o Movimento Regnum Christi ser o que ele é: uma grande família."
 
Marina Fernandes de Oliveira

 "Nós somos frutos do EJF!"... Foi a frase que afirmamos após o último EJF em Brasília!

Família SoaresQuando ainda éramos noivos, em junho de 2007, fomos convidados para trabalhar no EJF de Brasília, ainda sem data definida e não tínhamos idéia do que era realmente, só tínhamos ouvido falar pelos que eram mais antigos no movimento. A minha esposa já era aderida, mas nunca tinha participado desse encontro, e eu ainda estava começando a conhecer o Regnum Christi!! Mas, como não gostamos de negar um pedido para servir a Deus, aceitamos essa equipe!! A princípio, ficaríamos responsáveis pela equipe de Transporte e Hospedagem e achávamos que seria tranqüilo, pois só teríamos que entrar em contato com hotéis e companhias aéreas e, então, daria para seguir também com as coisas do casamento... Tivemos nossa primeira reunião com a equipe de Infraestrutura, e, ali, vimos muitos presentes de Deus, pois conheci um amigo que conseguiu me levar para um encontro com Cristo, que foi meu primeiro contato com o Regnum Christi. Minha noiva sempre tentava, mas eu não queira ir sem conhecer ninguém e quando o conheci tive essa segurança que me faltava!! Muitos dias vieram, o trabalho aumentou, pois teríamos que divulgar o quanto antes os pacotes e pensamos em desistir, pois estava chegando a data do casamento e não estávamos dando conta... Então, sentamos e conversamos um com outro e decidimos que não poderíamos largar, que de alguma forma Deus nos ajudaria, pois tínhamos que seguir cumprindo com o nosso “sim”!!! E, graças a Deus, veio a notícia da mudança da data para dezembro de 2008, então teríamos mais tempo e poderíamos fazer tudo com mais amor. Porém, veio uma pequena tristeza, pois o EJF aconteceria bem no dia em que completaríamos um ano de casamento e sempre sonhamos em fazer uma missa bem bonita de ação de graças pelo primeiro ano de casados, mas enfim, estava nas mãos de Deus!! Uma semana antes do casamento, eu aderi ao movimento e então nós dois já membros, começamos nossa história de amor com o Regnum Christi!!

Foi uma graça muito grande que Deus nos deu e mal sabíamos o que viria pela frente... Começamos então a ajudar mais no EJF, ainda mais depois que recebi o convite de Deus para ser o Diretor Local de Rede Missão de Brasília. Caberia-me ajudar, também, para que esse evento tão esperado, acontecesse!!! Foi muito bonito, ao longo do ano, ver todos os membros se movendo e se doando por aquele momento que, de fato, seria um encontro da nossa família Regnum Christi!!! Nas últimas semanas a casa do Xande, responsável pelo EJF naquele ano, tornou-se um verdadeiro Centro Missão e, praticamente, a casa de muitos membros. Nós mesmos, passávamos horas e madrugadas lá para fazer as coisas.. já não cuidávamos mais só da hospedagem, mas praticamente, nos tornamos secretários do Xande!! E, um mês antes, veio a notícia de que minha esposa estava grávida e perguntamos muito a Deus qual era o propósito Dele, pois estávamos tentando engravidar havia 6 meses. Justamente no momento em que mais tínhamos trabalho, Ele nos abençoou com uma filha!! Mesmo assim, não deixamos de fazer nada, e seguíamos confiantes de que Deus cuidaria de tudo, enquanto cuidávamos das coisas Dele!!! Afinal, agora teríamos um verdadeiro Encontro de Juventude e Família, pois tínhamos o mais novo membro de nossa família em meio a nós!!!

E chega o tão esperado encontro!!! Que emoção ver tantos membros de fora, mesmo em meio a tanta correria de todos que estavam na organização! Era maravilhoso andar 5 passos e cumprimentar cada membro da nossa família Regnum Christi!!! E enchia de orgulho nossos corações de poder olhar para tanto amor que havia entre todos e poder dizer: "nós somos parte disso, desse grande plano de amor de Deus"!!! E, então no dia 14, dia de encerramento do EJF e dia que completaríamos 1 ano de casados.. Quase não nos vimos, pois cada um estava cuidando de alguma coisa, mas nossos corações estavam unidos em Deus e recebemos o maior presente que Ele poderia ter nos dado!! Não tivemos uma missa especial só para nós como sonhávamos, e que bom que não tivemos o nosso sonho, pois o sonho de Deus era muito melhor que o nosso!!! Ele nos agraciou com a melhor festa que poderíamos ter tido que era o EJF e a melhor família que eram os nossos irmãos e amigos do Regnum Christi!!! Tivemos a graça de fazer o ofertório da missa para oferecer nosso matrimônio e recebemos a benção do Cardeal Franc Rodé, representante do Papa para aquele Encontro!!! Ao final de tudo, olhamos um para o outro e dissemos: “Somos frutos do EJF”!! E, demos conta de que aquele primeiro convite que recebemos do Xande, para liderar uma equipe que nem mesmo sabíamos do que se tratava direito, permitiu que conhecêssemos nossos verdadeiros amigos, hoje melhores amigos!! E, principalmente, nos deu o grande amor de nossas vidas: o Regnum Christi!!!

Somos eternamente gratos a Deus por Ele ter sonhado com o EJF para ser porta de entrada do Regnum Christi em nossas vidas!!!

Mannuela e Thadeu Soares

 

Este será meu terceiro EJFIr. Pedro Leal, nLC

É sempre uma expectativa muito grande, sempre um encontro novo. Seja por conhecer a família que vai crescendo, seja pelos convidados, pelos apostolados ou mesmo a cidade. O primeiro foi em 2006, em Curitiba. Havia aderido uns meses antes e não fazia idéia do que era o RC. Pude ir conhecendo mais a fundo os apostolados, entendendo melhor minha vocação com as palestras e viver a fundo a Caridade participando como edecane! Foi tão bom que repeti a dose em Brasília em 2008. Foi incrível ver a força que ganhamos em 2 anos, ouvir o quanto a Igreja espera de nós: Amar mais para servir mais!

O EJF é sempre um momento especial, de alegria, de fé, de família RC! E nada melhor que celebrar os 25 anos do Movimento e da Legião no Brasil que este encontro no Rio de Janeiro! Aqui no noviciado já estamos prontos para as inscrições!
 
EJF10-Rio, eu vou! Cristo te Espera!
 
Contem com as nossas orações.

Em Cristo e na Legião,

Ir. Pedro Leal, nLC

 

Faz bem pra alma e pro coração

Talita Alves

Com muita alegria quero compartilhar com vocês a minha experiência dos encontros de Juventude e Família. Poderia dizer de fato que os encontros marcaram minha caminhada com Cristo porque em cada um eu vivia um momento distinto.

O primeiro que eu fui foi em 2004 e havia conhecido o Movimento há pouco mais de 1 mês, quando me converti fazendo missões. Foi uma graça de Deus muito grande, porque se fazia claro como Ele marcava um início de uma caminhada e de uma relação muito especial e íntima com Ele. Aí me aderi no dia 30 de maio com o p. Manoel Aromir, LC. (então diretor territorial). Também tive a oportunidade de me confessar e de conhecer mais o ECYD no torneio da amizade.

Meu segundo encontro de Juventude e Família foi em 2006 em Curitiba. Nesse momento já experimentava uma relação com Cristo muito especial e pouco merecida. Foi uma grande alegria poder rever grandes amigos e conhecer outros que hoje estão sempre presentes em minhas orações. Nesse momento participei de um cursilho que estava tendo no Centro de Formação das consagradas e realmente foi só alegria, viver o encontro, viver a espiritualidade tão forte. Deus aí foi me preparando para começar meu primeiro ano de colaboradora (2007-2008).

Deus também me deu a graça de estar em 2 EJFs em Santiago - Chile como colaboradora. Percebi como mudávamos somente o lugar e o idioma, porque o ambiente de caridade e família era o mesmo. Me sentia em casa.

Em 2008, em Brasília, também foi um momento muito especial, estava chegando de colaboradora, pude rever muitos amigos e ter momentos muito bonitos tanto de formação (palestras), como espirituais e profundos. Aí vivi um momento muito especial também durante o show que tivemos, de alguma maneira Jesus Cristo queria que eu estivesse em um momento de adoração ao seu lado, pensei que já tivessem levado a Eucaristia naquelas horas, mas Ele me insistiu, "gritou" no meu coração e surpresa: ainda estava lá e foi um momento muito bonito a sós com Jesus Cristo.

Deus tem seus caminhos e nos EJFs Ele sempre quis marcar o meu. Estou esperando no RJ, tenho certeza que será muito especial estar com várias pessoas muito queridas e que não vejo a tempo, mas principalmente espero uma vez mais me encontrar com Cristo, para começarmos uma nova etapa que Ele está me pedindo.

Nos vemos por aqui!

Muito obrigada! Seguimos muito unidos pela Eucaristia!

Sua irmã em Cristo e no Movimento,
Talita Alves
27 anos, RJ

 

 
Você está em: Home Programa